Site Loader

Densitometria óssea é um exame realizado para prevenir fraturas e para medir a densidade mineral dos ossos (DMO). Este exame é a maneira mais confiável para determinar se existe perda de massa óssea. Logo, ele é fundamental para diagnosticar a osteoporose, a osteopenia, risco de fratura, composição de massa corporal e as demais doenças que atacam os ossos.

Densitometria Óssea – Como é feito o exame e para que serve ?

A densitometria óssea é um exame simples de ser feito. Ele não precisa de muitos preparativos por parte do paciente. O exame pode ser realizado por um médico capacitado em densitometria óssea ou por um técnico e dura de 10 à 15 minutos.

Durante a densitometria, o paciente fica deitado sobre uma mesa e o aparelho de densitometria passa sobre a pessoa a ser examinada. Ele digitaliza os ossos e mede a quantidade de radiação que eles absorvem.

O aparelho de densitometria óssea possui uma fonte de raios X que ‘atravessam’ o paciente. Por meio das diferenças de captação, a densidade mineral dos ossos é medida. Assim, quanto mais denso o osso for, menos radiação chegará ao detector. A radiação existente em um aparelho de densitometria é menor do que a de um Raio-x convencional.

É importante saber que o exame de densitometria óssea não causa nenhuma dor para o paciente.

O teste de densitometria óssea deverá ser feito em pelo menos dois ossos diferentes. Para realizar o exame, não há contato de partes do aparelho com o paciente e nem necessidade de se entrar em uma “máquina de tubo”, como acontece na ressonância magnética, por exemplo.

Periodicidade

A densitometria óssea pode ser feita a cada um ou dois anos. A periodicidade vai depender do controle determinado pelo médico assistente. Alguns pacientes podem ter que realizar o procedimento em intervalos mais curtos. Isso ocorre em casos onde o paciente possui rápida perda óssea e necessita de um acompanhamento em menor período de tempo.

O que os resultados indicam?

Quem se submete ao exame de densitometria óssea recebe os resultados como as fotos de um Raio-X. Porém, as imagens obtidas possuem menos resolução, por conta da quantidade diminuída de radiação. Com base nos resultados, os ossos do paciente são comparados aos de uma pessoa saudável. A partir disso, é calculado o “T-score”, um padrão de referência internacional desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este referencial mostra o quanto o paciente está próximo ou distante do ideal de massa óssea.

O T-score inicial é o número zero (que representa a média) e parte para uma escala de números negativos ou positivos. Quanto mais negativo é o número, mais longe sua massa óssea está do ideal. Para adultos, isto é, homens com 50 anos ou mais e mulheres a partir de 40 anos ou mulheres na menopausa, os valores de referência médios, são:

Normal: T-Score de 0 a -1,0 DP (Desvio Padrão)
Osteopenia: T-Score de – 1,1 a -2,4 DP
Osteoporose: T-Score de -2,5 ou menos

Precisa realizar o exame de densitometria óssea?

A Clínica Orthos conta com equipamentos modernos com tecnologia Lunar Prodigy Advanced da GE e uma equipe de profissionais qualificados para realizar o seu exame. Você pode agendar sua densitometria óssea, entrando em contato com a nossa equipe pelo whatsapp de atendimento através do números (35) 9.8831-9607 ou (35) 3332 – 4422.