Site Loader

Terapia por ondas de choque

TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE

Clínica Orthos

aLÍVIO DA DOR

O que é terapia por ondas de choque ?

O tratamento com terapia hipersônica de ondas de choque (TOC) é um modelo eficaz nos problemas articulares, esqueléticos ou musculares. Ao contrário do que se imagina, não são choques elétricos, mas sim uma energia mecânica de uma onda de ultrassom que promove um fenômeno conhecido por cavitação, onde microbolhas no local lesionado são rompidas, liberando substâncias anti-inflamatórias e melhorando a circulação sanguínea no local. O TOC atua, por exemplo, nas tendinites, bursites, dores articulares, e no caso de uma pessoa que pratica algum esporte, e sofreu uma lesão muscular, auxiliando na recuperação.

“Pode ser uma boa solução para dores crônicas, sem cirurgia, sem choque elétrico, sem injeção.”

Como o tratamento é aplicado ?

A aplicação do tratamento de ondas de choque – também chamadas de ondas acústicas ou sônicas – é feita com um aparelho específico que realiza a emissão de ondas de choque para a região lesionada.

Em resumo, a aplicação das ondas de choque é feita em três etapas:

– Localizar a região que será tratada por meio de exames físicos e auxiliares

– Aplicar gel neste local, pois ele permitirá transferir as ondas de choque de maneira mais eficiente

– Dar início à terapia, que deve durar cerca de 30 minutos e causar apenas dor suportável e momentânea.

Na Clínica Orthos, a aplicação é feita exclusivamente por médicos capacitados para aplicação do tratamento com ondas de choque (tanto focais, quanto radiais) e, inclusive, com certificados de capacitação nacionais e internacionais que permitem a aplicação deste modelo de tratamento. Estamos listados e recomendados pela Sociedade Brasileira de Terapia de Ondas de Choque. Recomendamos também o TOC como um complemento do tratamento clínico e da reabilitação de um paciente.

Dra. Cynthia Franqueira Castello
DRA. CYNTHIA CASTELLO
Médica

Para que serve a terapia de ondas de choque ?

O tratamento com ondas de choque é usado em pacientes com problemas musculoesqueléticos (tendinites, bursites) e, por este motivo, é bastante usado na medicina esportiva para rápida recuperação dos atletas. As principais áreas do corpo onde a terapia por ondas de choque é usada são: o joelho, o ombro, o cotovelo e o calcanhar, mas pode ser aplicada em outras partes.

Doenças e Condições

Doenças como fasceíte plantar, epicondilite lateral ou medial, tendinite patelar, tendinite supra-espinhal, tendinopatia do tendão de Aquiles, Bursite, dores crônicas, úlceras e feridas, pseudoartrose e dificuldade na recuperação de fraturas ósseas também podem ser tratadas pelas ondas de choque.

Como é aplicado ?

Localizar a região 

Aplicar gel

Iniciar a Terapia

Nossa equipe está pronta para te receber

Venha realizar seu tratamento com nossa equipe médica. Clique abaixo para fazer o seu agendamento agora.

Perguntas Freqüentes

A terapia de ondas de choque funciona ? Vai me ajudar ?

A maioria dos pacientes com problemas de dor crônica, já tentou diversas formas de tratamento sem sucesso. A melhor forma da terapia de ondas de choque ajudar é quando ela é indicada e realizada por profissional médico.

O tratamento com a terapia de ondas de choque dói ?

Pode haver um pouco de desconforto durante a aplicação do tratamento, dependendo do nível de dor que o paciente já está experimentando na área. Como a aplicação do tratamento é curta, a maioria dos pacientes conseguem tolerar o desconforto. Além disso, a intensidade do tratamento pode ser ajustada ao longo da sessão.

Quantas sessões eu vou precisar ?

O número de sessões do seu tratamento vai depender da indicação médica e da resposta tecidual. O efeito do tratamento é cumulativo, e tipicamente é necessário mais de uma sessão (em média 4 – 6 sessões). É muito comum experimentar algum alívio já a partir da primeira sessão.

Com que freqüência eu preciso fazer o tratamento ?

A maioria das indicações requer de 4-6 sessões que são realizadas com um intervalo de 7-10 dias entre cada aplicação, dependendo da tolerância do paciente e da resposta dos tecidos.

Eu vou sentir dor depois do tratamento ?

A maioria dos pacientes experimenta um alívio imediato da dor logo após o tratamento. Depois de cerca de 2-4 horas, a área tratada pode voltar a ficar sensível, mas de forma tolerável e não limitante.

Existe alguma restrição depois do tratamento ?

É recomendado que os pacientes evitem atividades físicas, especialmente as que envolvem a região tratada, por cerca de 48 horas a cada sessão aplicada.

Existe alguma contra-indicação para a terapia de ondas de choque ?

Existem. Nesses casos a aplicação do tratamento pode ser repensada e discutida entre médico e paciente. De qualquer forma, não é indicado usar o tratamento se você:

  • Estiver grávida;
  • Sofrer de infecções no local que deverá ser tratado
  • Estiver com câncer no local
  • Existem outras contraindicações que não são absolutas, que precisam ser discutidas com o médico como:
  • Consumir medicamentos anti-agregantes plaquetários, como é o caso da aspirina e do clopidogrel, ou de anticoagulantes
  • Sofrer de problemas na coagulação do sangue

Faça uma
visita